GOULÃO, FRANCISCO (2005) INSTRUÇÃO POPULAR NA BEIRA BAIXA III. A ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO PARTICULAR AMATO LUSITANO (1950-1972). COIMBRA: ALMA AZUL. DE 24X16 CM. COM 176, [7] PÁGS. B.
A Escola do Magistério Primário Particular Amato Lusitano, localizada em Castelo Branco, desempenhou um papel significativo na formação de professores do ensino primário entre 1950 e 1973. Fundada por João Folgado Frade Correia, a instituição surgiu em resposta à carência de estabelecimentos de ensino na região durante o período do Estado Novo.
Inicialmente designada Escola Normal Particular Amato Lusitano, a escola foi autorizada a funcionar em 1950, com capacidade para 143 alunas externas e 120 alunas normalistas, além de 23 estudantes no ensino primário na sua escola anexa. Em 1955, passou a ser conhecida como Escola do Magistério Primário Particular de Castelo Branco, nome que manteve até à sua extinção em 1973.
Durante a sua existência, a escola contribuiu significativamente para a formação de professores na região da Beira Baixa, refletindo as políticas educativas do Estado Novo e as necessidades locais de educação.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..