CAMPOS, CORREIA DE (1956) A VIRGEM NA ARTE NACIONAL. BRAGA: TIP. OFICINA DE S. JOSÉ. DE 25X16 CM. COM 83 PÁGS., [44] FLS. IL. B.
Relevante subsídio para a história da arte em Portugal, nomeadamente da escultura e da pintura, incluindo ainda valiosas achegas para os estudos mariológicos. O trabalho é ainda um precioso auxiliar para colecionadores e antiquários.
“[…] Procede-se ao estudo e classificação das imagens da Virgem, reportando-as aos três grandes períodos ou ciclos, em que, seguramente, a arte religiosa se pode dividir. No 1º ciclo, far-se-ão entrar todas as imagens que ostentem mais ou menos carácter simbólico. […] Este ciclo vai do aparecimento da arte religiosa cristã no século III até ao século XIII, e indo para Portugal, nalguns casos, até ao século seguinte. […]. No 2º ciclo far-se-ão entrar todas as imagens de carácter artístico […] Indo desde o século XIV aos fins do século XVI. No 3º ciclo tratar-se-á das imagens do século XVII até meados do século XX […]”. Trabalho documentado à parte com reprodução sobre papel couché de grande número de imagens da Virgem.
Nota: exemplar manuseado; capa escurecida e com desgaste, mais acnetuado na lombada; miolo amarelecido mas limpo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.