CAMPOS, CORREIA DE (1956) A VIRGEM NA ARTE NACIONAL. BRAGA: TIP. OFICINA DE S. JOSÉ. DE 25X16 CM. COM 83 PÁGS., [44] FLS. IL. B.
Relevante subsídio para a história da arte em Portugal, nomeadamente da escultura e da pintura, incluindo ainda valiosas achegas para os estudos mariológicos. O trabalho é ainda um precioso auxiliar para colecionadores e antiquários.
“[…] Procede-se ao estudo e classificação das imagens da Virgem, reportando-as aos três grandes períodos ou ciclos, em que, seguramente, a arte religiosa se pode dividir. No 1º ciclo, far-se-ão entrar todas as imagens que ostentem mais ou menos carácter simbólico. […] Este ciclo vai do aparecimento da arte religiosa cristã no século III até ao século XIII, e indo para Portugal, nalguns casos, até ao século seguinte. […]. No 2º ciclo far-se-ão entrar todas as imagens de carácter artístico […] Indo desde o século XIV aos fins do século XVI. No 3º ciclo tratar-se-á das imagens do século XVII até meados do século XX […]”. Trabalho documentado à parte com reprodução sobre papel couché de grande número de imagens da Virgem.
Nota: exemplar manuseado; capa escurecida e com desgaste, mais acnetuado na lombada; miolo amarelecido mas limpo.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..