PISSARRA, JOSÉ VIRGÍLIO AMARO (2002) CHAUL E DIU, 1508 E 1509: O DOMÍNIO DO ÍNDICO. LISBOA: PREFÁCIO. DE 27X19 CM. COM 99 PÁGS. ILUST. B.
Em inícios do século XVI, em 1508 e 1509, as forças navais portuguesas estacionadas no Índico e as forças navais coligadas do Egipto mameluco, do sultanato do Guzerate e do reino de Calecut enfrentaram-se nas batalhas de Chaul e Diu para discutir o controlo das rotas da especiaria.
Para os portugueses, apanhados na fase inicial do estabelecimento no Oriente, a milhares de léguas de distância de Portugal, estava também em jogo a continuidade da aventura oriental, iniciada em 1498 com a abertura da rota do Cabo por Vasco da Gama. Se fossem derrotados, a Expansão Portuguesa na Ásia estaria seriamente comprometida.
Os portugueses alcançaram uma vitória esmagadora, acabando por aniquilar a força expedicionária egípcia. Chaul e Diu foram as primeiras grandes batalhas navais da Era Moderna, onde a artilharia passou a desempenhar um papel decisivo. Com Chaul e Diu os portugueses seguraram no Índico o domínio do alto mar, ficando com as mãos livres para aumentar e consolidar o poder na costa da índia e estender a sua presença ao Golfo Pérsico e ao Sudeste Asiático.
O texto, com uma construção temática sistematizada e de rigor científico, permite ao leitor uma melhor compreensão do evento. É dada especial atenção à qualidade científica e rigor histórico dos textos. Os autores são personalidades de reconhecida autoridade nas matérias abordadas
Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada em bom papel e ilustrada com infogramas e mapas tridimensionais, bem como gravuras da época.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.