PISSARRA, JOSÉ VIRGÍLIO AMARO (2002) CHAUL E DIU, 1508 E 1509: O DOMÍNIO DO ÍNDICO. LISBOA: PREFÁCIO. DE 27X19 CM. COM 99 PÁGS. ILUST. B.
Em inícios do século XVI, em 1508 e 1509, as forças navais portuguesas estacionadas no Índico e as forças navais coligadas do Egipto mameluco, do sultanato do Guzerate e do reino de Calecut enfrentaram-se nas batalhas de Chaul e Diu para discutir o controlo das rotas da especiaria.
Para os portugueses, apanhados na fase inicial do estabelecimento no Oriente, a milhares de léguas de distância de Portugal, estava também em jogo a continuidade da aventura oriental, iniciada em 1498 com a abertura da rota do Cabo por Vasco da Gama. Se fossem derrotados, a Expansão Portuguesa na Ásia estaria seriamente comprometida.
Os portugueses alcançaram uma vitória esmagadora, acabando por aniquilar a força expedicionária egípcia. Chaul e Diu foram as primeiras grandes batalhas navais da Era Moderna, onde a artilharia passou a desempenhar um papel decisivo. Com Chaul e Diu os portugueses seguraram no Índico o domínio do alto mar, ficando com as mãos livres para aumentar e consolidar o poder na costa da índia e estender a sua presença ao Golfo Pérsico e ao Sudeste Asiático.
O texto, com uma construção temática sistematizada e de rigor científico, permite ao leitor uma melhor compreensão do evento. É dada especial atenção à qualidade científica e rigor histórico dos textos. Os autores são personalidades de reconhecida autoridade nas matérias abordadas
Edição de muito cuidada execução gráfica, estampada em bom papel e ilustrada com infogramas e mapas tridimensionais, bem como gravuras da época.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..