SARAIVA, ANTÓNIO RIBEIRO (1829) D. MIGUEL I. OBRA A MAIS COMPLETA E CONCLUDENTE QUE TEM APPARECIDO NA EUROPA SOBRE A LEGITIMIDADE E INAUFERIVEIS DIREITOS DO SENHOR D. MIGUEL I. AO THRONO DE PORTUGAL. SEGUNDA EDIÇÃO MAIS CORRECTA. LISBOA. NA IMPRESSÃO REGIA. ANNO 1829. DE 21X15 CM. COM VIII-140 PÁGS. B.
D. Miguel I. Obra a mais completa e concludente… (Lisboa, 1828/29) é uma publicação anónima que defende a legitimidade dinástica de D. Miguel I, apresentando argumentos jurídicos baseados no jus sanguinis e nas leis fundamentais portuguesas, e refutando interpretações liberais difundidas por jornais estrangeiros que contestavam a sua sucessão. Tradicionalmente atribuída a António Ribeiro Saraiva, evidências documentais, incluindo os seus opúsculos franceses de 1828 (Moi, je ne suis pas un rebelle… e Injustice et mauvaise foi…), reforçam a plausibilidade de que ele seja o autor do original francês. Mais recentemente, a obra tem sido atribuída ao barão francês Bordigné, autor de textos contemporâneos sobre a questão miguelista, embora a correspondência argumentativa com a edição portuguesa seja menos evidente. O prefácio é da autoria de José Agostinho de Macedo, destacado miguelista português, conferindo enquadramento ideológico à tradução.
Este trabalho tem, na nossa opinião, um valor acrescido, porquanto, o autor (formado em Direito), justifica, com a transcrição de documentos, para além de abundantes notas, a sua tese. Ainda que dela não se concorde, os «documentos justificativos» mostrados em anexo, e que ocupam cerca de metade do livrinho, são relevantes para o tema e um precioso auxiliar para os investigadores.
Nota: por aparar; miolo escurecido e com acidez; frontispício com alguma sujidade; últimas folhas com uma mancha da acidez mais evidente.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.