AYRES, CRISTÓVÃO (1910) MANUEL DA MAYA E OS ENGENHEIROS MILITARES PORTUGUESES NO TERREMOTO DE 1755. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 25X16 CM. COM 60 PÁGS. ILUST. B.
«Interessante no estudo relativo do século XVIII é ver, embora summariamente, o papel que tiveram os nossos engenheiros militares na restauração da cidade de Lisboa, após o terremoto de 1755, sobretudo o engenheiro-mor Manuel da Maya e os que mais directamente foram incumbidos dos monumentaes trabalhos, que honram a engenharia portuguesa. (…).
E melhor do que o poderiamos dizer, falará agora do grande papel que Manuel da Maia teve nesse grave momento da nossa existencia social a memoria (dissertação) que em seguida publi camos, por elle apresentada sobre a reedificação da capital, e que pela primeira vez damos á estampa. É dividida em tres partes: as duas primeiras conservam-se nos papeis de José Baptista de Castro na Biblioteca Publica de Evora; a terceira encontra-se, remettida do Archivo Militar, na Torre do Tombo.”
O trabalho de investigação aqui reproduzido inclui ainda importantes sobre sobre os engenheiros: Eugenio dos Santos, Carlos Mardel, Reinaldo Manoel e Manoel Caetano.
Ilustrado.
Nota: capa empoeirada e com acidez; miolo amarelecido e com pontual acidez; mínima perda de papel na lombada
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.