MANUEL DA MAYA E OS ENGENHEIROS MILITARES PORTUGUESES NO TERREMOTO DE 1755

10,60€

MANUEL DA MAYA E OS ENGENHEIROS MILITARES PORTUGUESES NO TERREMOTO DE 1755

10,60€
1

AYRES, CRISTÓVÃO (1910) MANUEL DA MAYA E OS ENGENHEIROS MILITARES PORTUGUESES NO TERREMOTO DE 1755. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 25X16 CM. COM 60 PÁGS. ILUST. B.

«Interessante no estudo relativo do século XVIII é ver, embora summariamente, o papel que tiveram os nossos engenheiros militares na restauração da cidade de Lisboa, após o terremoto de 1755, sobretudo o engenheiro-mor Manuel da Maya e os que mais directamente foram incumbidos dos monumentaes trabalhos, que honram a engenharia portuguesa. (…).

E melhor do que o poderiamos dizer, falará agora do grande papel que Manuel da Maia teve nesse grave momento da nossa existencia social a memoria (dissertação) que em seguida publi camos, por elle apresentada sobre a reedificação da capital, e que pela primeira vez damos á estampa. É dividida em tres partes: as duas primeiras conservam-se nos papeis de José Baptista de Castro na Biblioteca Publica de Evora; a terceira encontra-se, remettida do Archivo Militar, na Torre do Tombo.”

O trabalho de investigação aqui reproduzido inclui ainda importantes sobre sobre os engenheiros: Eugenio dos Santos, Carlos Mardel, Reinaldo Manoel e Manoel Caetano.

Ilustrado.

Nota: capa empoeirada e com acidez; miolo amarelecido e com pontual acidez; mínima perda de papel na lombada

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em