GRANADA, JOÃO ANTÓNIO GODINHO (1996) NAZARETH: PEDERNEIRA; SÍTIO; PRAIA: PARA A HISTÓRIA DA TERRA E DA GENTE. ALCOBAÇA: LIVRARIA SUZY. DE 24X17CM. COM 652 PÁGS. B
“Os presentes apontamentos sucedem-se a um volume anterior: “Os descendentes de Muley Hacen na Pederneira – Apontamentos para uma breve história genealógica dos Granada da Nazaré” e são, de certo modo, sua continuação e complemento.
Ao longo das pesquisas que levei a efeito para investigar a origem do apelido Granada, carreei notas de outras famílias relacionadas por laços de parentesco com a minha. Depois insensivelmente, a investigação foi resvalando para termos periféricos, acabei por me surpreender interessado pelos aspectos sociais e humanos da Nazareth: Pederneira, Sítio e Praia, dos tempos de antanho. É todo o deslumbramento de uma sociedade que desfila ante a imaginação do investigador; capitães, oficiais, soldados; navegadores, pescadores e mareantes; gentes de mister e ofício – carpinteiros, pedreiros, agricultores, lavradores, sapateiros, alfaiates; gente da cleresia e da administração – reitores, vigários, párocos, coadjutores, escrivães, tesoureiros…
São estes apontamentos, sem preocupação de rigor científico, antes como amostragem de potencialidades de outros, com mais profundos e rigorosos estudos de investigação genealógica e social, que aqui deixo.
Eles bastam, porém, para ajuizar do tipo de gente que constituiu a população da Nazaré do passado; do tipo de sociedade que formou e de como essa gente evoluiu e soube construir a herança que nos foi transmitida.
Assim me parece poder contribuir, modestamente embora, para um melhor conhecimento da nossa história, do passado da terra e da sua gente, das gerações que, até onde foi possível recuar, nos antecederam no tempo e neste espaço geográfico.” in Prólogo
exemplar com dedicatória do autor
Nota: capa de brochura empoeirada e com desgaste, lombada com vincos.