O NU E A ARTE. TEXTOS DE JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, JOSÉ BLANC DE PORTUGAL, ANTÓNIO PEDRO, VERGÍLIO FERREIRA E EDUARDO LOURENÇO. LISBOA: EDITORIAL ESTÚDIOS COR, 1975. DE 30X22 CM. COM 384-[16] PÁGS. ILUST. E.
Obra de temática invulgar mesmo na bibliografia internacional, a cuja realização se entregaram seis notáveis personalidades da vida intelectual portuguesa: poetas, romancistas e ensaístas.
José-Augusto França dá-nos uma panorâmica geral do tema do “Nu e a Arte” desde a pré-história até meados do século XX. A este longo ensaio introdutório seguem-se os textos de Sophia de Mello Breyner Andresen sobre a arte do nu na Antiguidade Clássica, (Grécia e Roma), de José Blanc de Portugal sobre o nu na arte Medieval, de António Pedro sobre a época do Renascimento e o Barroco (foi o último texto que escreveu, antes de falecer prematuramente); José-Augusto França reserva-nos outro magnifico ensaio sobre o nu e a arte no século XVIII. Os dois ensaios finais, referentes ao século XIX e XX são da autoria de Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço, respectivamente.
A edição é muito cuidada e encontra-se ilustrada com grande números de reproduções, a negro e a cores, algumas de página inteira, devidamente programadas, imprime a “O Nu e a Arte” uma «qualidade preciosa, para além da sua imediata função cultural». Encadernação editorial com dizeres e figuras estampadas a ouro na lombada e pasta frontal.
Nota: pastas da encadernação com leves amassadelas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.