O NU E A ARTE. TEXTOS DE JOSÉ-AUGUSTO FRANÇA, SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, JOSÉ BLANC DE PORTUGAL, ANTÓNIO PEDRO, VERGÍLIO FERREIRA E EDUARDO LOURENÇO. LISBOA: EDITORIAL ESTÚDIOS COR, 1975. DE 30X22 CM. COM 384-[16] PÁGS. ILUST. E.
Obra de temática invulgar mesmo na bibliografia internacional, a cuja realização se entregaram seis notáveis personalidades da vida intelectual portuguesa: poetas, romancistas e ensaístas.
José-Augusto França dá-nos uma panorâmica geral do tema do “Nu e a Arte” desde a pré-história até meados do século XX. A este longo ensaio introdutório seguem-se os textos de Sophia de Mello Breyner Andresen sobre a arte do nu na Antiguidade Clássica, (Grécia e Roma), de José Blanc de Portugal sobre o nu na arte Medieval, de António Pedro sobre a época do Renascimento e o Barroco (foi o último texto que escreveu, antes de falecer prematuramente); José-Augusto França reserva-nos outro magnifico ensaio sobre o nu e a arte no século XVIII. Os dois ensaios finais, referentes ao século XIX e XX são da autoria de Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço, respectivamente.
A edição é muito cuidada e encontra-se ilustrada com grande números de reproduções, a negro e a cores, algumas de página inteira, devidamente programadas, imprime a “O Nu e a Arte” uma «qualidade preciosa, para além da sua imediata função cultural». Encadernação editorial com dizeres e figuras estampadas a ouro na lombada e pasta frontal.
Nota: pastas da encadernação com leves amassadelas.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..