PINTO, VIRGÍLIO NOYA (1979) O OURO BRASILEIRO E O COMÉRCIO ANGLO-PORTUGUÊS: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS DA ECONOMIA ATLÂNTICA NO SÉCULO XVIII. SÃO PAULO: COMPANHIA EDITORA NACIONAL. DE 21X13 CM. COM 313 PÁGS. B.
“O estudo da influência da produção do ouro na economia luso-brasileira, em seus aspectos externos - possibilidade de reequilíbrio do comércio da metrópole – e internos - grande transposição da população colonial e formação de densos núcleos urbanos no centro do país - tem sido objeto de muitos trabalhos. Falta-nos, porém, um conhecimento sistemático dos dados estatísticos. Jazem eles no seio dos arquivos estrangeiros, divulgados assistemática e infimamente. Neles, especialmente nos franceses, lavrou o autor.
Com todos esses obstáculos, o autor enfrentou o problema e encarou um dos seus aspectos mais graves: a influência da produção do ouro brasileiro nas relações comerciais anglo-portuguesas. As conclusões a que chegou, após apurados e honestos estudos em fontes documentais, representam a mais importante contribuição para o conhecimento do assunto”. Tese de doutoramento
Nota: exemplar com desgaste, sobretudo na capa da brochura.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.