LAMEIRA, FRANCISCO (2005) O RETÁBULO EM PORTUGAL: DAS ORIGENS AO DECLÍNIO. FARO: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE; ÉVORA: CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA. DE 29X23 CM. COM 127, [1] PÁGS. ILUST.
“(…) Contrariamente ao que ocorre desde há várias décadas, o retábulo não é abordado neste estudo como a maior e mais expressiva manifestação da talha, isto é, como uma disciplina das artes decorativas. O retábulo é entendido fundamentalmente como uma obra de arquitectura, constituindo o principal instrumento de persuasão e de envolvimento dos fieis no interior dos templos. (…)
Esta nova abordagem resulta da constatação da enorme importância litúrgica e estética que os retábulos tiveram na vivência religiosa da sociedade do Antigo regime em Portugal. O retábulo é então estudado independentemente dos materiais utilizados…”.
Edição ilustrada com desenhos e fotografias das várias conjunturas artísticas procurando apresentar exemplares de todas as regiões do país.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.