LAMEIRA, FRANCISCO (2005) O RETÁBULO EM PORTUGAL: DAS ORIGENS AO DECLÍNIO. FARO: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE; ÉVORA: CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA. DE 29X23 CM. COM 127, [1] PÁGS. ILUST.
“(…) Contrariamente ao que ocorre desde há várias décadas, o retábulo não é abordado neste estudo como a maior e mais expressiva manifestação da talha, isto é, como uma disciplina das artes decorativas. O retábulo é entendido fundamentalmente como uma obra de arquitectura, constituindo o principal instrumento de persuasão e de envolvimento dos fieis no interior dos templos. (…)
Esta nova abordagem resulta da constatação da enorme importância litúrgica e estética que os retábulos tiveram na vivência religiosa da sociedade do Antigo regime em Portugal. O retábulo é então estudado independentemente dos materiais utilizados…”.
Edição ilustrada com desenhos e fotografias das várias conjunturas artísticas procurando apresentar exemplares de todas as regiões do país.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..