Portugal na Porcelana da China: Dinastia Ming (1500 a 1650) (Vol. I).

30,00€

Portugal na Porcelana da China: Dinastia Ming (1500 a 1650) (Vol. I).

30,00€
1

SANTOS, A. Varela (2007) Portugal na Porcelana da China: 500 Anos de Comércio (Vol. I). Lisboa: Artemágica. De 31x24 cm. Com 259, [1] págs. Ilust. E.

Portugal na Porcelana da China é um estudo exaustivo sobre a porcelana chinesa encomendada pelo mercado português de 1520 a 1900.

Esta obra bilingue (português/inglês) relata a história do comercio entre Portugal e a China com pesquisa primária sobre as pessoas ou instituições que encomendaram peças ou serviços de porcelana.

O volume I, que contêm 110 belíssimas ilustrações, versa sobre as primeiras peças de porcelana «azul e branca», manufaturadas durante a dinastia Ming (1500 a 1650), destinadas a Portugal. Todas as peças são profusamente ilustradas e acompanhadas de uma análise dos motivos heráldicos ou ocidentais, contextualizada no repertório de formas e motivos chineses, e comentada à luz dos últimos conhecimentos existentes por A. Varela Gomes e Dr. Lourenço Correia de Matos.

Os estudos destas primeiras encomendas e secundado por três ensaios da autoria de especialistas eminentes: «1488-1497: nove naos que mudaram o Mundo. De Bartolomeu Dias a Vasco da Gama. A política ultramarina de D. João II», pelo Dr. Bruno Gonçalves Neves; «Os portugueses e o comércio na porcelana da China. Do início ao final da Dinastia Ming», pelo prof. Dr. Christiaan Jorg e «Breve introdução à Heráldica» pelo mestre José Bernard Guedes Salgado.

Esta é, sem qualquer dúvida, uma obra importante e fundamental na biblioteca de todos os connoisseurs, conservadores de museus e colecções particulares, colecionadores, historiadores de arte, heraldistas, comerciantes e leiloeiros de porcelana chinesa para o mercado português.

Edição muito esmerada, impressa em bom papel couché brilhante de CL gramas e profusamente ilustrada com cores com nítidas e artísticas fotografias. Cartonagem editorial impressa a quatro cores, com sobrecapa em papel de CXX gramas. [exemplar bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em