BORGES, MARIA DO CARMO MIRA (1996) OS PORTUGUESES E O SULTANATO DE MACAÇAR NO SÉCULO XVII. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS. DE 24X16 CM. COM 263, [4] PÁGS. B.
O trabalho vencedor do Prémio do Mar Rei D. Carlos de 2003, na categoria “História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa”, da autoria de Maria do Carmo Mira Borges, veio contribuir para um conhecimento mais alargado sobre a presença portuguesa na Celebes, datada do princípio do século XVI. Até à sua conquista e rendição em 1668, quando se transformou numa colónia holandesa, o Sultanato de Macaçar manteve uma posição de supremacia na liderança dos negócios do Arquipélago, transformando-se num espaço aberto às trocas, o que contribuiu para o reforço do seu poderio regional.
Outro aspeto marcante, diz respeito ao facto de Macaçar, apesar de ligado à religião islâmica, proporcionar excelentes condições aos portugueses que ali se radicaram, não só em termos mercantis, como religiosos, permitindo-lhes a construção de várias igrejas e a realização de cerimónias religiosas católicas, que contavam com a participação dos sultões, e às quais a população muçulmana assistia com admiração.
Reprodução da Tese mestr. História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, Univ. Nova Lisboa, 1996.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.