OS PORTUGUESES E O SULTANATO DE MACAÇAR NO SÉCULO XVII

10,60€

OS PORTUGUESES E O SULTANATO DE MACAÇAR NO SÉCULO XVII

10,60€
1

BORGES, MARIA DO CARMO MIRA (1996) OS PORTUGUESES E O SULTANATO DE MACAÇAR NO SÉCULO XVII. CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS. DE 24X16 CM. COM 263, [4] PÁGS. B.

O trabalho vencedor do Prémio do Mar Rei D. Carlos de 2003, na categoria “História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa”, da autoria de Maria do Carmo Mira Borges, veio contribuir para um conhecimento mais alargado sobre a presença portuguesa na Celebes, datada do princípio do século XVI. Até à sua conquista e rendição em 1668, quando se transformou numa colónia holandesa, o Sultanato de Macaçar manteve uma posição de supremacia na liderança dos negócios do Arquipélago, transformando-se num espaço aberto às trocas, o que contribuiu para o reforço do seu poderio regional.

Outro aspeto marcante, diz respeito ao facto de Macaçar, apesar de ligado à religião islâmica, proporcionar excelentes condições aos portugueses que ali se radicaram, não só em termos mercantis, como religiosos, permitindo-lhes a construção de várias igrejas e a realização de cerimónias religiosas católicas, que contavam com a participação dos sultões, e às quais a população muçulmana assistia com admiração.

Reprodução da Tese mestr. História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, Univ. Nova Lisboa, 1996.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em