MAIA, MARIA HELENA (2007) PATRIMÓNIO E RESTAURO EM PORTUGAL (1825-1852). LISBOA: COLIBRI: IHA-UNL. DE 23X16 CM. COM 394, [1] PÁGS. B.
O trabalho procede da tese de doutoramento que, em 2002, a autora defendeu no Departamento de Teoria da Arquitetura e Projetos Arquitetónicos da Universidade de Valhadolid. Debruça-se sobre a construção das noções de Património e Restauro Arquitectónico em Portugal no período compreendido entre 1825 e 1880, período escolhido por corresponder àquele em que se define e consolida o projeto de preservação romântico.
“(…) No que ao Património arquitectónico se refere, procura-se não só traçar a evolução do quadro patrimonial como dos discursos, actos legislativos e práticas efetivas de definição e salvaguarda do mesmo, enquanto simultaneamente se procura identificar a noção de Restauro contemporânea e os moldes em que esta se articula com a noção de Património, bem como compreender o modo como se traduz ao nível projectual, procurando caracterizar as tendências de intervenção e respectiva evolução ao longo do período em análise”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.