MAIA, MARIA HELENA (2007) PATRIMÓNIO E RESTAURO EM PORTUGAL (1825-1852). LISBOA: COLIBRI: IHA-UNL. DE 23X16 CM. COM 394, [1] PÁGS. B.
O trabalho procede da tese de doutoramento que, em 2002, a autora defendeu no Departamento de Teoria da Arquitetura e Projetos Arquitetónicos da Universidade de Valhadolid. Debruça-se sobre a construção das noções de Património e Restauro Arquitectónico em Portugal no período compreendido entre 1825 e 1880, período escolhido por corresponder àquele em que se define e consolida o projeto de preservação romântico.
“(…) No que ao Património arquitectónico se refere, procura-se não só traçar a evolução do quadro patrimonial como dos discursos, actos legislativos e práticas efetivas de definição e salvaguarda do mesmo, enquanto simultaneamente se procura identificar a noção de Restauro contemporânea e os moldes em que esta se articula com a noção de Património, bem como compreender o modo como se traduz ao nível projectual, procurando caracterizar as tendências de intervenção e respectiva evolução ao longo do período em análise”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..