PINTO, JAIME NOGUEIRA (2021) PORTUGAL: ASCENSÃO E QUEDA, IDEIAS E POLÍTICAS DE UMA NAÇÃO SINGULAR. ALFRAGIDE: DOM QUIXOTE. DE 24X16 CM. COM 332 PÁGS. B.
Ao longo de 400 páginas, Nogueira Pinto analisa a história de Portugal da fundação do país até ao “orgulhosamente neutros” da II Guerra Mundial, passando pelo Estado Novo e pela Revolução, procurando explicações da primeira até à mais recente pandemia.
No final diz que, nos sete anos passados sobre a quarta edição desta obra, em 2013, “o endividamento, já crónico, adensou-se, com mais alguns colapsos económicos e financeiros, causados por uma mistura de corrupção, ambição e incompetência. Deste modo, bancos, indústrias, grandes marcas portuguesas passam para mãos estranhas, com portugueses como seus administradores, gestores ou, mais frequentemente, capatazes. E com este investimento estrangeiro, geralmente traduzido na mera compra de activos, por vezes a baixos preços e rapidamente amortizada pelas respectivas rendas, nem sempre têm chegado empregos. Tudo isto sem que, aparentemente, sejam levantadas questões éticas e políticas pelos intervenientes institucionais, que se limitam a discutir o pequeno detalhe e a pequena consequência e a fazer a pequena cedência para ganhar a pequena vantagem. A Europa, os subsídios da Europa, o ideário da Europa e as directivas da União são agora o horizonte real e identitário de Portugal. E a esquerda radical é agora uma das suas mais fervorosas fiéis.”
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.