PINTO, JAIME NOGUEIRA (2021) PORTUGAL: ASCENSÃO E QUEDA, IDEIAS E POLÍTICAS DE UMA NAÇÃO SINGULAR. ALFRAGIDE: DOM QUIXOTE. DE 24X16 CM. COM 332 PÁGS. B.
Ao longo de 400 páginas, Nogueira Pinto analisa a história de Portugal da fundação do país até ao “orgulhosamente neutros” da II Guerra Mundial, passando pelo Estado Novo e pela Revolução, procurando explicações da primeira até à mais recente pandemia.
No final diz que, nos sete anos passados sobre a quarta edição desta obra, em 2013, “o endividamento, já crónico, adensou-se, com mais alguns colapsos económicos e financeiros, causados por uma mistura de corrupção, ambição e incompetência. Deste modo, bancos, indústrias, grandes marcas portuguesas passam para mãos estranhas, com portugueses como seus administradores, gestores ou, mais frequentemente, capatazes. E com este investimento estrangeiro, geralmente traduzido na mera compra de activos, por vezes a baixos preços e rapidamente amortizada pelas respectivas rendas, nem sempre têm chegado empregos. Tudo isto sem que, aparentemente, sejam levantadas questões éticas e políticas pelos intervenientes institucionais, que se limitam a discutir o pequeno detalhe e a pequena consequência e a fazer a pequena cedência para ganhar a pequena vantagem. A Europa, os subsídios da Europa, o ideário da Europa e as directivas da União são agora o horizonte real e identitário de Portugal. E a esquerda radical é agora uma das suas mais fervorosas fiéis.”
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..