CARVALHO, MANUEL DE ABREU FERREIRA [2003] RELATÓRIO DOS ACONTECIMENTOS DE TIMOR: (1942-45). [CHAMUSCA]: COSMOS; [LISBOA]: INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL, 2003. DE 23X16 CM. COM 769, [3] PÁGS. B.
Reedição do “Relatório os Acontecimentos de Timor” do governador Manuel Ferreira de Carvalho, editado pela primeira vez no 1947 pelo Ministério das Colónias.
Em finais de 1941 a Holanda e a Austrália decidiram desembarcar três Companhias de comandos na parte portuguesa da ilha de Timor. Esta ação forneceu o pretexto para que o Japão invadisse o território, em 19/02/1942. Quando se consumou a ocupação japonesa de Timor, os portugueses, australianos e holandeses que não fugiram para a Austrália, foram para a montanha, donde resistiram, com o apoio da população local. O governador, o seu chefe de gabinete e respectivas famílias ficaram presos na residência oficial, com muito restritas condições de sobrevivência. A partir de 31 de maio de 1942, o governador deixou de ter comunicações rádio com Lisboa.
Um extenso relatório que é um documento histórico da autoria primeiro responsável pelo Timor português, dividido em 3 partes: 1ª "Os antecedentes das agressões à colónia" 2ª "Agressão australiana e holandesa" 3º "Agressão japonesa". [lombada com desgaste e perda parcial do título]
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.