FREI MANUEL COUTINHO, 1725-1741.

9,54€

FREI MANUEL COUTINHO, 1725-1741.

9,54€

TRINDADE, ANA CRISTINA MACHADO (2012) PLANTAR NOVA CHRISTANDADE: UM DESÍGNIO JACOBEU PARA A DIOCESE DO FUNCHAL: FREI MANUEL COUTINHO, 1725-1741. FUNCHAL: GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. DE 24X16 CM. COM 372, [1] PÁGS. B.

A obra que agora se publica, integrada na «Colecção História da Madeira», é o resultado da tese de doutoramento submetida à Universidade da Madeira, no mês de junho de 2011 e que foi aprovada com a classificação Máxima por um júri da especialidade.

“(…) O texto estrutura-se em tês partes. Na primeira a autora esclarece quem era o prelado, como se desencadeou o processo da sua escolha para bispo do Funchal, qual o desenho e a história da diocese tal qual ele encontrou e como é que ele se preparou para assumir o seu múnus.

Na segunda, a mais extensa e substantiva, a partir do prisma do antístite e daqueles que de mais perto serviu, inventariam-se os diversos problemas com os quais teve que se confrontar ao longo do tempo em que presidiu aos destinos da igreja na Madeira, percorrendo um percurso apresentado e analisado sobre um viés temático, que cobre áreas como as carências espirituais dos fiéis, as limitações quantitativas, formativas e de comportamento do clero secular e regular, as condicionantes económicas, o estado material dos edifícios e objetos de culto, bem como as contendas com os diversos poderes.

Na terceira e última parte, enfrentam-se as diversas estratégias adotadas pelo prelado para sanar as dificuldades encontradas e aplicar o seu programa, evidenciando se o cariz organizador, disciplinador e formador de D. Frei Manuel Coutinho, um bispo com ligações à corrente da jacobeia e, aliás, ajuda a perceber grande parte da sua atuação

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em