HIDRÁULICA MONÁSTICA MEDIEVAL E MODERNA

13,00€

HIDRÁULICA MONÁSTICA MEDIEVAL E MODERNA

13,00€

HIDRÁULICA MONÁSTICA MEDIEVAL E MODERNA. Lisboa: Fundação Oriente, 1996. De 24x18 cm. Com 374 págs. Ilust. B.

Publicam-se no volume as actas do “Simpósio Internacional Hidráulica Monástica Medieval e Moderna” realizado no Convento da Arrábida, 15-17 de Novembro de 1993.

Da nota introdutória: “Como é sabido os mosteiros e conventos da Europa são, em geral, símbolos seculares de espiritualidade cristã e constituem sinais indeléveis dessa presença que marcou profundamente a história da nossa civilização. Os estudos inseridos neste volume apresentam, em grande parte, um olhar novo e diferente sobre a ação dos mosteiros e conventos. Estudos, acrescente-se, todos eles baseados em pesquisas aprofundadas e ainda não revelados entre nós.”

Alguns dos estudos: «Breve caracterização das obras hidráulicas e da utilização da água em Portugal anteriormente ao século XVIII», por António de Carvalho Quintela; «Sistema hidráulico do Convento Dominicano de Santa Maria da Vitória», por Virgulino Ferreira Jorge; «Rede hidráulica da Abadia Cisterciense de Lafões», por Carlos Correia Rodrigues; «O uso da água no espaço exterior: do sagrado ao profano», por Cristina Castel-Branco; «A água no Convento da Arrábida», por José Manuel Mascarenhas; etc. […].

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em