IDEOLOGIA E POLÍTICA NA IMPRENSA DO EXÍLIO

8,00€

IDEOLOGIA E POLÍTICA NA IMPRENSA DO EXÍLIO

8,00€
1

ALVES, José Augusto dos Santos (1992) IDEOLOGIA E POLÍTICA NA IMPRENSA DO EXÍLIO: “O Portuguez” (1814-1826). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - Universidade Nova de Lisboa. De 23x16 cm. Com 281 págs. B.

Ideologia e Política na imprensa do Exílio tem a sua origem no âmbito do Mestrado em História Cultural e Política da Universidade Nova de Lisboa e na dissertação que lhe seguiu.

Texto constituído por três partes a que o autor junta um Apêndice de cartas inéditas – importantes pelo que reflectem da personalidade de Rocha Loureiro, redactor de O Portuguez – tenta, por um lado uma reflexão sobre a liberdade interpenetrada a uma aprendizagem e, por outro, caminha no sentido do aprofundamento do discurso de poder e do poder da «virtude» veiculados em O Portuguez, não sem antes ter abordado a dinâmica consciente que o seu redactor lhe incute e o meio no qual aprendeu e bebeu influências. Aborda ainda alguns temas decisivos e á volta dos quais se articula, pelo menos em parte, o conjunto da problemática do vintismo e, mais largamente do liberalismo.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em