IGREJA DE S. DOMINGOS DE GUIMARÃES

10,60€

IGREJA DE S. DOMINGOS DE GUIMARÃES

10,60€
1

BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 108: IGREJA DE S. DOMINGOS DE GUIMARÃES. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1962. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARANUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 26 PÁGS. [TEXT] & 24 FLS. [ESTAMP], & [6] FLS. DESD. PLANTAS. B.

Fonte riquíssima de informações sobre a Igreja de São Domingos cuja construção remonta à do primeiro mosteiro dominicano em Guimarães, erigido entre 1271 e 1278. Mais tarde, por ordem de D. Dinis, o edifício muda de local, num processo que termina apenas em 1397. Durante os sécs. XVIII e XIX, a traça original do edifício é profundamente alterada, juntando-se, aos elementos góticos, reminiscências barrocas e românicas. Depois de algumas extinções, demolições, aquisições e cedências, o Santíssimo Sacramento da Igreja de S. Paio é para aí conduzido.

O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro desta Igreja promovido pela DGEMN na década de 60 do século XX.

O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia Histórica”, que dá conta do contexto histórico da construção do monumento; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração” procura definir a época original da construção do monumento e quais as características que o mesmo teria; “As obras de Restauração” é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos realizados.

O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentados desenhos rigorosos (alçados, plantas e cortes) e suas componentes arquitetónicas antes e após as intervenções, assim como belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.

Nota: capa levemente escurecida e com acidez, com maior acentuação na lombada; miolo amarelecido e com ocasional acidez, mais notada numa ou outra folha.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em