IGREJA MATRIZ DE ARRONCHES

10,60€

IGREJA MATRIZ DE ARRONCHES

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BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 101: IGREJA MATRIZ DE ARRONCHES. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1960. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARÂNUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 24 PÁGS. [TEXT] & 14 FLS. [ESTAMP], [9] FLS. DESD. PLANTAS. B.

Fonte riquíssima de informações sobre a Igreja DE Arroches, Templo do século XVI, de traça manuelina, com portal principal renascentista, de arco redondo, decorado com oito querubins esculpidos e dois bustos guerreiros em alto relevo. A fachada principal, suportada por duas pilastras de cantaria, foi reedificada no século XVIII. O interior é de três naves, abobadadas com nervuras, destacando-se o altar-mor, de mármore, ladeado por doze cadeirais de madeira. A primitiva igreja data de 1236, tendo sido concluída a construção em 1242. No início do século XVI foi edificada a igreja atual.

O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro deste monumento nacional promovido pela DGEMN nos meados da década de 60 do século XX.

O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia Histórica”, que dá conta do contexto histórico-artístico de Conímbriga; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração” procura definir a época original da construção do monumento e quais as características que o mesmo teria; “A Restauração” é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos realizados de um modo condensado.

O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentadas plantas dos diversos alçados, algumas em folha desdobrável de grandes dimensões e ainda rigorosas, artísticas e belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.

Nota: capa empoeirada, lombada escurecida; miolo com ocasional acidez; mínimo desgaste na extremidade da capa.

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