INVENTÁRIO COLECTIVO DOS REGISTOS PAROQUIAIS

21,20€

INVENTÁRIO COLECTIVO DOS REGISTOS PAROQUIAIS

21,20€

INVENTÁRIO COLECTIVO DOS REGISTOS PAROQUIAIS. VOL. 1 – CENTRO E SUL. VOL. 2 – NORTE. COORD. JOSÉ MARIZ. LISBOA: ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, 1993. DE 25X15 CM. COM XXIII, 471 PÁGS. B.

Importante inventário do espólio que ainda permanece dos Registos Paroquiais, do século XVI ao nosso tempo e que se encontram à guarda dos Arquivos Nacionais. No primeiro volume arquivam-se por onde alfabética das regiões administrativas do Centro e Sul, os inventários de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu. No segundo as regiões de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

A recolha “(…) apesar de incluir o que tradicionalmente se designa por «Registos Paroquiais», ou seja, as séries de registo de baptismos, casamentos e óbitos das paróquias, e ainda os registos de reconhecimento e legitimação de filhos, ela ultrapassa este âmbito. Com efeito, inclui já outras séries, tais como róis de crismados, registo de visitações, inventários e receitas e despesas, as quais são esquecidas, a maior parte das vezes, quando se trata de documentação produzida ou recebida no contexto das igrejas paroquiais (…) A informação para cada fundo paroquial possui vários tópicos de descrição, entre os quais, um historial da freguesia (acompanhado, por vezes, de bibliografia), o orago, as datas extremas da documentação existente, o seu formato (livro ou maço) e as quantidades respectivas. Podem ainda surgir informações referentes ao processo de incorporação dos documentos no arquivo histórico onde se encontram, bem como dados sobre o seu estado de conservação ou a sobre a existência de microfilme de consulta”. Pedro Penteado [vol. 2 com vincos na lombada fruto do uso]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em