INVENTÁRIO E SEQUESTRO DA CASA DE AVEIRO EM 1759

21,20€

INVENTÁRIO E SEQUESTRO DA CASA DE AVEIRO EM 1759

21,20€

GUERRA, LUÍS DE BIVAR (1952) INVENTÁRIO E SEQUESTRO DA CASA DE AVEIRO EM 1759. LISBOA: ARQUIVO DO TRIBUNAL DE CONTAS. DE 25X18 CM. COM 439 PÁGS. B.

Valioso e interessante trabalho quer para a história política e social da época quer ainda para a história da arte.

“(…) Não só a possível identificação de algumas peças de ourivesaria, de pintura, de mobiliário, de tapeçaria, e outras que pertenceram ao duque justiçado, e porventura ainda existam nas colecções dos museus, ou na posse de particulares; mas a forma como foi organizado o sequestro dos seus avultados bens; ou ainda o aliciante panorama da vida e costumes da época, que a leitura deste processo põe ante a nossa fantasia; dão-lhe um interesse que é escusado exalçar. A faustosa existência do nobre duque de Aveiro, a sua vida de família, o recheio dos seus palácios, o luxuoso das suas carruagens, a sua própria personalidade, e até a inveja que o seu valimento despertava, são-nos, dentro de certos limites, revelados nas páginas amarelecidas e poeirentas, ressumantes de ódio, deste processo.

O senhor Bivar Guerra, conservador do precioso Arquivo do Tribunal de Contas, que pacientemente copiou e anotou todo volumoso processo, pode melhor do que ninguém chamar a atenção do leitor para certos factos e certas atitudes que nele se patenteiam, se julgar que não foi bastante o facilitar o seu estudo aos investigadores”. Cordeiro de Sousa, in prefácio Exemplar valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor. [capa escurecida e com leve desgaste]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em