Istoria do Cativeiro dos Prezos d'Estado na Torre de S. Julião a Barra

390,00€

Istoria do Cativeiro dos Prezos d'Estado na Torre de S. Julião a Barra

390,00€
1

LOPES, João Batista da Silva (1833-34) Istoria do Cativeiro dos Prezos d'Estado na Torre de S. Julião a Barra de Lisboa durante a dezastroza Epoca da Usurpasão do Legítimo Governo Constitucional deste Reino de Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional. Tomo I (a tomo IV). De 15x10 cm. Com LXXXVIII-212-[3]; 355-[1]; 271-[1]; 223-[1] págs. Ilust. E.

Primeira edição, deste livro que nas palavras de José Neves Águas, “é mais citado do que conhecido”, e que se constitui como documento indispensável para a compreensão das lutas entre miguelistas e liberais.

A obra é um relato da situação vivida pelos presos (muitos de alta condição), durante a sua retenção na Torre de S. Julião da Barra, entre os quais o próprio autor, nascido na cidade de Lagos, em 1781. Ao longo do apaixonante relato, sobressaem apontamentos de grande interesse sobre a situação política da época.

Tais factos fazem da obra um documento de história «viva».

O primeiro volume apresenta uma relação dos 618 “Prezos d’Estado que estiverão na Torre de S. Julião da Barra durante a uzurpação”, lista que foi “estraída do Caderno dos asentos que avia na Torre, melhora com as declarações dos prezos” e no fim uma curiosa relação do “calão, ou algaravia dos malandros”.

Ilustrado com gravuras 2 desdobráveis coloridas manualmente (no 1º volume) e 1 partitura musical do código de assobios dos presos (aberta em chapa, no 2º volume). São raros os exemplares que conservam as gravuras e são ainda mais raros os que as apresentam coloridas na época. Todos os volumes preservam as folhas do índice e erratas.

Encadernações da época inteiras de pele com dourados na lombada. [bem conservados]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em