LAPEDO: UMA CRIANÇA NO VALE

9,54€

LAPEDO: UMA CRIANÇA NO VALE

9,54€

AGUIAR, JOÃO (2006) LAPEDO: UMA CRIANÇA NO VALE: UM DOS MAIS IMPORTANTES ACHADOS ARQUEOLÓGICOS DOS ÚLTIMOS 100 ANOS. PORTO: ASA. DE 20X13 CM. COM 188, [3] PÁGS., [8] PP. ILUST. B.

No final de 1998, foi descoberto no vale do Lapedo, a poucos quilómetros de Leiria, o esqueleto de uma criança que viveu há 25 mil anos. As características muito particulares desse esqueleto criaram um «facto arqueológico» que teve repercussões em todo o mundo, apaixonou os media e deu origem a uma vivíssima polémica. É este o tema de "Lapedo – Uma criança no vale".

Não se trata de um romance, nem de um livro de contos: não é, de todo, uma obra de ficção. Mas também é verdade que este assunto é tão interessante, tão apaixonante quanto um bom romance deve ser. E, factor adicional de sedução, trata-se de transmitir algo que, até agora, se tem mantido, em grande parte, no domínio restrito, quase «esotérico», da Arqueologia. É certo que o caso da «criança do Lapedo», quando veio a lume, teve uma larga cobertura mediática. Porém, a informação foi veiculada, necessariamente, de modo parcelar e com pouca profundidade. Além disso, uma vez passada a «onda», saiu da ribalta e voltou, portanto, a confinar-se ao espaço académico.

Este foi um segundo motivo que levou João Aguiar a escrever o presente livro: quis reavivar a memória do que sucedeu, além de fornecer esse material pela primeira vez àqueles que dele ainda não tomaram conhecimento; e quis fazê-lo tentando cobrir todos os factos relevantes e chamar a atenção para as possíveis implicações de ordem científica — mas também, digamos, psicológica e cultural.

O relato dos factos é complementado — mas nunca misturado — com alguma especulação. O que ao autor pareceu natural: seria impossível, tendo na mão estes dados, limitar-se a uma seca descrição sem pensar sobre eles.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em