LISBOA DESAPARECIDA. [VOL. 1]

10,60€

LISBOA DESAPARECIDA. [VOL. 1]

10,60€
1

DIAS, MARINA TAVARES (1987) LISBOA DESAPARECIDA. [VOL. 1] LISBOA: QUIMERA. DE 30X23CM. COM 208 PÁGS. ILUST. E.

Primeiro volume da prestigiada série Lisboa Desaparecida, a colecção de estudos olisipógrafos com mais sucesso das últimas décadas. Este primeiro volume foi galardoado com o Prémio Castilho no ano de 1987.

Capítulos e Subcapítulos: Lisboa: Quem a Conhece? Ai Mouraria (O Arco, Igreja do Socorro, Teatro Apolo), Praça da Figueira, Do Passeio Público à Avenida da Liberdade (O Passeio, A Avenida), Cafés e Tertúlias (Primeiros Anos, O Nicola de Bocage, O Romantismo, Martinho, Suissa, Nos Anos Vinte, A Brasileira do Chiado, À Porta da Havaneza, Os Últimos Cafés do Rossio), Divertimentos (Feiras, Hortas, O Entrudo), Do Animatógrafo aos Grandes Cinemas, Pelas Ruas (O Empedrado do Rossio, Igreja de S. Domingos, A Antiga Igreja dos Anjos, A Torrinha, Hotel Aviz).

Iniciada em 1987 pela Quimera Editores, a colecção Lisboa Desaparecida, de Marina Tavares Dias, nasceu na sequência das crónicas e reportagens que a autora vinha publicando na imprensa sobre a história e a transformação da capital. O primeiro volume recebeu o Prémio Júlio de Castilho, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, e a série viria a prosseguir até ao nono volume, publicado em 2007. A obra documenta aspectos da Lisboa anterior às profundas transformações urbanísticas e sociais do século XX, incidindo sobre arquitectura, espaços públicos, comércio, transportes, cafés, divertimentos, profissões, figuras populares, usos e costumes.

Profusamente apoiada em documentação histórica e recolha iconográfica, a série constitui um levantamento de lugares e práticas da vida lisboeta, recorrendo a fotografias antigas, reproduções documentais e informação proveniente de fontes relativas à cidade.

Edição muito cuidada, impressa em bom papel e profusamente ilustrada com retratos, publicidade, dezenas de antigas fotografias, mapas desdobráveis, gravuras, desenhos, postais, etc. Cartonado, com sobrecapa a cores.

NOTA IMPORTANTE: sobrecapa com desgaste, rasgos e  outras imperfeições nas extremidades; lombada com perda da cor original

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em