LITERATURA ORAL EM VERSO: A POESIA EM BAIÃO

8,00€

LITERATURA ORAL EM VERSO: A POESIA EM BAIÃO

8,00€
1

NOGUEIRA, Carlos (2000) LITERATURA ORAL EM VERSO: A POESIA EM BAIÃO. Vila Nova de Gaia: Estratégias Criativas. De 23x17cm. Com 205 págs. B.

Literatura Oral em Verso: A Poesia em Baião é um ensaio consagrado ao cancioneiro popular / tradicional português, centrado empiricamente no corpus reunido pelo próprio autor no concelho de Baião, o mais rural, mais interior e mais carenciado do distrito do Porto. O autor demonstra neste estudo que uma abordagem séria da poesia oral não pode fixar-se unicamente no âmbito do literário. (…)”

De entre outras questões “(…) reflecte sobre aquelas que se revestem de um estatuto de maior autonomia, alcance e notoriedade no grupo social, designadamente os poemas dos Cortejos do Menino Jesus, as cantigas ao desafio, os pasquins, os testamentos, as pulhas e as dedicatórias, porque correlacionadas com tradições que as fundamentam; no terceiro, submete o corpus a uma análise das formas da expressão (língua e versificação) e de alguns conteúdos (religião popular e universo histórico-político).” In Contracapa

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em