HISTÓRIAS PARA GENTE DE PALMO E MEIO: LITERATURA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS E JOVENS. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, 2001. DE 27X23 CM. COM 251 PÁGS. ILUST. B.
Catálogo de uma curiosa exposição de literatura infantil, que pretendeu mostrar as muitas histórias para gente de palmo e meio que têm sido folheadas pelas mãos de crianças de várias gerações.
Um catálogo muito completo, onde se imprimem a cores, sobre bom papel, várias centenas de capas de livros infantis e outras ilustrações do interior (romances e contos, adaptações, aventura e mistério, história e geografia, ciência, poesia, teatro e manuscritos), dados à estampa em Portugal desde o século XIX até aos finais do XX e da autoria de nomes maiores das nossas artes plásticas. Este catálogo pretende “refazer o percurso destes criadores, conhecer a história de cada um dos projectos e dos seus autores”.
Quatro autores/ilustradores marcantes na literatura infantil do século XX são revisitados, com quatro belíssimos ensaios de outros tantos autores, também eles, notáveis investigadores e prosadores: «Ilse Loza. Realidade e Esperança», por Maria Emília Sousa; «Sophia, uma exemplar contadora de histórias», por Luiza Sarmento de Matos; «Uma fada chamada Matilde», por José Jorge Letria; «Inconfundível Maria Keil», por Fernando de Azevedo. Índices onomástico e de coleções, complementam este notável e imprescindível trabalho sobre literatura infantil. [pé da lombada e da pasta anterior com mínimo desgaste]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..