MINIATURA MEDIEVAL: COIMBRA

15,90€

MINIATURA MEDIEVAL: COIMBRA

15,90€

MORAIS, FRANCISCO (1929) DA MINIATURA MEDIEVAL E SUA RELAÇÃO COM OS CÓDICES MINIATURADOS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. COIMBRA: [S.N.]. [SEP. DE: BIBLOS, V. 4 (1928), P. 487-508 E 632-656; V. 5 (1929), P. 209-237 E 341-363]. DE 26X18 CM. COM 100 PÁGS. & [4] FLS. ILUST. B.

Muito estimado e invulgar trabalho que publica a Tese licenciatura em História e Geografia apresenta pelo autor à Univ. de Coimbra. Valorizado com dedicatória autógrafa do punho do autor. Ilustrado à parte sobre papel couché.

“(…) De todos os documentos artísticos [medievais] os mais preciosos e relativamente mais completos são, na realidade, esses pequenos e encantadores quadros, tão fiéis e tão precisos, magníficos na sua simplicidade de forma e minúcia de pormenores.

Através das miniaturas «poderemos assistir aos divertimentos dos nossos antepassados, às suas refeições, a todas as cenas, tristes ou alegres, da sua existência. Poderemos fazer uma ideia mais ou menos exata da sua vida, quer particular, quer pública; conhecer as suas guerras privadas; assistir à distribuição da justiça real e senhorial, ao desenrolar do seu complicado cerimonial religioso, às suas feiras e mercados, numa palavra, a todas as manifestações da sua atividade social».

Mas a miniatura medieval está ainda muito mal estudada. Nalguns países, como em Espanha e sobretudo em Portugal, essas joias de artes jazem ainda nos Arquivos e Bibliotecas à espera do paciente erudito que as traga à luz, que as classifique por escolas de origem, que lhes marque a sua contribuição na arte”.

Nota: capa com desgaste, vincos e acidez; lombada escurecida e com um título manuscrito; miolo amarelecido.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em