MOÇAMBIQUE - ANOS 20

26,50€

MOÇAMBIQUE - ANOS 20

26,50€

SALDANHA, EDUARDO DE ALMEIDA (1928) QUESTÕES NACIONAIS: O SUL DO SAVE. LISBOA: [S.N.], 1928 (LISBOA TIP. FORMOSA). DE 25X18 CM. COM CXII, 576 PÁGS. E.

Um valioso documento sobre o ineficiente sistema administrativo colonial português na colónia de Moçambique e um ataque frontal e serrado à Convenção Comercial entre a União Sul-Africana e Moçambique negociada pelo governado português com a África do Sul, que era muito prejudicial à nação portuguesa.

Na realidade, nos anos 20 Moçambique passou a depender economicamente em grande escala da África do Sul, porque se estabeleceram relações comerciais estreitas entre estas regiões devido à mão-de-obra Moçambicana a trabalhar no Estado vizinho (prejudicando a agricultura de Moçambique e o patriotismo dos indígenas) e à utilização do porto de Lourenço Marques para o escoamento dos produtos sul-africanos.

“A incompetência e a leviandade com que, por parte do Governo Português, foram tratados os altos interesses nacionais, nas negociações realizadas em maio último nesta capital, com o Governo da União da África do Sul, para uma nova convenção com a nossa Colónia de Moçambique, vieram agravar muito os perigos que já corria a soberania Portuguesa na África Ocidental. E isto decidiu-me a fazer o livro — O Sul do Save.(...) Isto, em poucas palavras, quer dizer: é loucura estar Moçambique a contar indefinidamente com as receitas da emigração indígena, porque as minas que a empregam vão fechar em breve; a nova convenção, que é má para nós e boa para a União, é da iniciativa e responsabilidade do tenente-coronel José Cabral, actual Governador de Moçambique; e as empresas mineiras contam com ele à frente do Governo Geral da Província par as favorecer mais ainda, na execução da convenção, tornando-a, com novos favores, optima para eles péssima para nós. Fica assim denunciado o perigo (...)”.

Encadernação meia francesa em pele, decorada na lombada com ferros a ouro; corte da cabeça tintado à cor da encadernação, única margem para o efeito aparada; capas conservadas. [miolo amarelecido e com acidez, própria da fraca qualidade do papel, mais acentuada nas capas e primeiras folhas]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em