MOINHOS DA BASÁGUEDA: COMUNIDADE RURAIS

15,90€

MOINHOS DA BASÁGUEDA: COMUNIDADE RURAIS

15,90€
1

MARCELO, MANUEL MARTINS LOPES (1999) MOINHOS DA BASÁGUEDA: COMUNIDADE RURAIS: SABERES E AFECTOS. COIMBRA: A MAR ARTE: ADRACES. DE 24X16 CM. COM 287 PÁGS. ILUST. B.

“A Ribeira da Baságueda, com os seus moinhos, representou um importante eixo de povoamento que permitiu o aproveitamento agro-pecuário de uma extensa área de terrenos do Concelho de Penamacor, junto à fronteira. A viagem de redescoberta de tal património que aqui é proposta, inicia-se pela caracterização geográfica e abrange os aglomerados urbanos da Vila de Penamacor e da Freguesia de Aranhas. A abordagem dos moinhos inicia-se pela vertente histórica, passando à tecnologia tradicional da moagem, dando relevo à discrição do sistema de moagem com a caracterização dos vários subsistemas: reserva e condução da água, alimentação, trituração, energia motora e ajustamento. Como eloquente reflexo do engenho e arte da construção dos rodízios, descreve-se a respectiva tecnologia que é expressão da genuína capacidade artesanal de sucessivas gerações, inventivamente aplicada em dar solução às necessidades concretas do dia a dia.
Nos usos, costumes e tradições são abordadas as épocas mais festivas, a habitação, o aproveitamento dos recursos naturais em remédios, na culinária, na magia e crenças, nas pescarias e nas utilidades caseiras. É dado realce ao cancioneiro popular, quer relacionado com as actividades produtivas, quer inspirado nos temas ribeirinhos. As rezas e as histórias de encantar complementam a vertente da sabedoria popular, enriquecida com um glossário de termos e expressões da linguagem popular corrente.”
Ilustrado a cores com belíssimos desenhos etnográficos e uma coleção muito interessante de fotografias antigas e modernas

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em