MONDRIAN, AMADEO: DA PAISAGEM À ABSTRACÇÃO

10,60€

MONDRIAN, AMADEO: DA PAISAGEM À ABSTRACÇÃO

10,60€

MONDRIAN, AMADEO: DA PAISAGEM À ABSTRACÇÃO. [ORG.] MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES. PORTO: ASA, COP. 2001. DE 25X17 CM. COM 213, [1] PÁGS. E.

Catálogo de uma exposição realizada em 2001, em Serralves, por ocasião do Porto – Capital Europeia da Cultura, que expôs em simultâneo obras de Amadeo (1887-1918) e Mondrian (1872-1944) dois nomes do primeiro modernismo, que paralelamente às suas obras de vanguarda, sempre cultivaram a paisagem de um modo extremamente pessoal, enquanto género pictórico propício à revelação de uma relação íntima com o Mundo.

“(…) Ambos apresentam alguns percursos paralelos nas suas vidas e obras, partilhando momentos fundamentais para o conhecimento e legitimação da obra de um artista daquele tempo. Ambos emigram para Paris, então capital das vanguardas artísticas da época. Amadeo chega em 1906, Mondrian em 1912. Ambos expõem no Salon des Indépendants em 1911 e 1912, assim como no Deutscher de Berlim, em 1913. (…) A exposição confronta as obras que os dois artistas realizaram utilizando a paisagem como referência. Numa grande parte dos casos, trata-se da paisagem de Amarante, no caso de Amadeo; ou na paisagem holandesa no caso de Mondrian. nenhum dos artistas segue o modelo o género previamente estabelecido. Ambos inovam pela singularidade que resulta de cada pintura”.

Edição de cuidada produção gráfica, em bom papel couché, ilustra a cores. Encadernação editorial, com a lombada em tela algo empoeirada.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em