Montemór-o-Novo [1873-75]

42,00€

Montemór-o-Novo [1873-75]

42,00€

[2 títulos E. in 1 vol.: Estudos Historicos, Juridicos e Economicos sobre o Municipio de Montemór-o-Novo]

CORREIA, JOSÉ H. BRITO (1873) VOLUME I – ESTUDOS HISTÓRICOS. COIMBRA: IMPRESSA LITTERARIA. DE 20X13 CM. COM VIII, 239 PÁGS. E.

Volume dividido em sete capítulos, os dois primeiros referem-se à história política, o terceiro é consagrado aos Hospitais e à Misericórdia; o quarto às paróquias e seus edifícios; o quinto aos vários Conventos; o sexto aos expostos, celeiro comum e instrução, o sétimo e último às povoações que integravam à época o Município: Cabrela, Lavre, Landeira, Vendas Novas e Escoural, inclui ainda capítulos sobre os Concelhos de Arraiolos e Mora.

ALVARES, JOSÉ MANUEL (1875) VOLUME II – ESTUDOS JURÍDICOS (REGIMEN MUNICIPAL). COIMBRA: IMPRESSA LITTERARIA. DE 20X13 CM. COM & 240, X, [2] PÁGS. E.

Divide-se o volume em duas partes, onde são apresentados e estudados: os «Foraes e Costumes de Montemór-oNovo» e as «Posturas».

Na primeira parte são apresentados e estudados com rigor (organização administrativa, judicial, económica e financeira) os forais outorgados a Montemor-o-Novo por D. Sancho I, (depois confirmado por Afonso II) e por D. Manuel, sendo introduzidos capítulos de âmbito geral sobre os forais, como: «Breves noções sobre a organização municipal no nosso país nos primórdios da Independência de Portugal»; Organização administrativa e judicial, económica e financeira, nobreza e situação das classes sociais dentro dos Concelhos».; «Transição sucessiva do direito consuetudinário, canónico e visigótico para as Ordenações Afonsinas - Importantes modificações nos Forais».

Na segunda, estudam-se sumariamente as «Posturas» antigas ou o que delas restas em «legislação antiga». As Posturas de 1719 (manuscritas) ocupam um dilatado número de páginas. Acrescem ainda alguns capítulos de índole geral sobre Posturas, como: «Aspecto da sociedade portuguesa nos Municípios antes da revolução liberal; «Disposições especiais sobre os escravos, ofícios e liberdade comercial». «As posturas e o poder judicial».

Tudo quanto se publicou desta rara e apreciada monografia sobre Montemor-o-Novo, com o título agregador de «Estudos Historicos, Juridicos e Economicos sobre o Municipio de Montemór-o-Novo».

Encadernação da época inteira de pele com títulos e ferros gravados a ouro sobre a lombada. [miolo amarelecido e com ocasional acidez; encadernação com leve desgaste nas extremidades da lombada e pastas]. Obra de grande invulgaridade.

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em