BAPTISTA, DR. JOAQUIM (1989) REFLEXÕES SOBRE A NAVEGAÇÃO DO RIO VOUGA. INTRODUÇÃO E NOTAS DE LÚCIO VIDAL. AVEIRO: ESTANTE EDITORA. DE 23X15 CM. COM 96 P., [1] F. DESDOB. MAP. : IL. B.
Interessante estudo e apresentação de um manuscrito inédito, do ano de 1829, da autoria do médico Joaquim Baptista, referente à navegação do rio Vouga.
(…) Fixado em Vizela nos princípios do século XIX, o doutor Joaquim Baptista sentiu esse apelo histórico e preocupou-se em fomentar os dons que o Vouga podia dispensar a região de Lafões. E, atraído pelo todo geográfico que o Vouga e seus afluentes formam com a Ria de Aveiro, acabou ocupando-se também de um desses afluentes, o Cértima. A este médico se deve um manuscrito que adiante se publica. Segundo informação do conhecido livreiro José Vicente pertenciam à biblioteca do Visconde de Vila Nova de Foz Côa.
(…) Em curtos momentos de ócio, editei algumas notas ao escrito e tentei averiguar da vida do seu autor. O manuscrito do doutor Batista parecia-me de notável interesse (…)a sua leitura convenceu-me de que representava o primeiro afloramento, de um conceito novo de regionalismo, o da Beira-Vouga, cujo eixo económico era o Rio e que abrangeria a Beira-Mar, de Ovar a Mira, e a zona ocidental da Beira Alta, de Viseu Aveiro”.
Exemplar valorizado com autógrafo do punho de Lúcio Vidal. [capa com vincos; primeiras páginas com acidez]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..