NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES: A ÚLTIMA VIAGEM. [ORG.] EXPO'98 PAVILHÃO DE PORTUGAL. [LISBOA] : VERBO, 1998. DE 29X24 CM. COM 279 PÁGS. ILUST. E.
Catálogo de exposição apresentada durante a Expo 98 sobre o barco ” Nossa Senhora dos Mártires” afundado em S. Julião da Barra de regresso da carreira das Indias.
Contém textos preliminares de Manuel Maria Carrilho, Ministro da Cultura, Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias, João Zilhão, Director do Instituto Português de Arqueologia, e uma Introdução de Simonetta Luz Afonso, com o título: Dos Arquivos aos Abismos.
Obra completa-se por um conjunto de 17 ensaios, divididos em quatro secções, que estudam os vários e complexos aspectos do naufrágio, da descoberta e da preservação da Nau Nossa Senhora dos Mártires, que naufragou na barra de Lisboa em 15 de Setembro de 1606, quando voltava da índia.
A primeira secção com o título: Lisboa e a Barra do Tejo, reúne 3 artigos sobre os problemas de navegação na Barra do Tejo.
A segunda secção com o título: Os Navios Portugueses e as Suas Cargas, é constituída por 7 ensaios que descrevem e estudam a construção naval, a navegação astronómica e os seus instrumentos, a artilharia de bordo, os produtos transportados e os seguros marítimos.
A terceira secção com o título: A Nossa Senhora dos Mártires, A Viagem e os Passageiros, apresenta 4 estudos sobre a viagem da Nau, os trabalhos arqueológicos e sobre os seus mais ilustres passageiros, o 17º Vice-Rei da índia, Aires de Saldanha e Padre Jesuíta Francisco Rodrigues.
A Quarta parte inclui 3 estudos com a pormenorizada descrição dos achados no sítio arqueológico do naufrágio.
Em apêndice contém a transcrição de documentação de Arquivo e a descrição do projecto de pesquisa arqueológica designado por Projecto de São Julião da Barra. Livro de grande beleza estética e com grande valor como fonte histórica para o estudo da Carreira da índia e do comércio português com o Oriente e da navegação na Barra do Tejo.
Edição de muito cuidada execução gráfica, ilustrada com um conjunto notável de fotografias e outras iconografia afim da temática.
Nota importante: encadernação com algum desgaste e lombada com leve perda da coloração original.