O ALTO MINHO E A MIRAGEM DO BRASIL.

11,00€

O ALTO MINHO E A MIRAGEM DO BRASIL.

11,00€
1

RODRIGUES, Henrique (1995) A EMIGRAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO: O ALTO MINHO E A MIRAGEM DO BRASIL. Viana do Castelo: Governo Civil de Viana do Castelo. De 24x16 cm. Com 277 págs. B.

A edição publica no essencial a tese de mestrado apresentada pelo autor à Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde lhe foi atribuída a classificação máxima.

“Baseando-se num estudo exaustivo dos elementos constantes nos passaportes, emitidos em Viana do Castelo entre 1835 e 1860, procurou o autor desvendar por que razões se abandonava o solo pátrio, partindo-se a aventura, buscando-se, lá longe, os meios materiais e/ou até condições para uma promoção na escala social da região, negada a muitos dos mais capazes, por razões que pouco tinham que ver com os dotes de inteligência ou com a sua capacidade de iniciativa.

Onde, contudo, este meritíssimo trabalho fornece mais contributos novos à cultura local e nacional e ao abordar a origem concelhia, a situação socio profissional e cultural dos imigrantes”. Eugénio Francisco dos Santos

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em