O CABIDO DA SÉ DE COIMBRA

10,00€

O CABIDO DA SÉ DE COIMBRA

10,00€
1

SILVA, Hugo Ribeiro da (2010) O CABIDO DA SÉ DE COIMBRA – Os Homens e a Instituição: 1620-1670. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais. De 23x15 cm. Com 178 págs. B.

O estudo de Hugo Silva sobre o Cabido da Sé de Coimbra, resulta de um percurso de investigação iniciado em 2002, no âmbito do mestrado em Estudos Locais e Regionais da Faculdade de Letras da U. do Porto. “Ao texto original da dissertação defendida em 2005 introduziram-se algumas modificações, sobretudo devedoras de vários comentários recebidos, nomeadamente dos membros do júri…”.

Da «Introdução»: “Pouco se sabe, hoje, sobre os cabidos catedralícios do Portugal Moderno. Como funcionavam? Para que serviam? Quem eram os clérigos que os compunham? Que rendimentos lhes proporcionavam? Como se processava o seu recrutamento? Que carreiras potenciavam? A partir do exemplo da Sé de Coimbra, este livro procura responder a estas e outras questões. Uma aproximação institucional impõe-se, mas tendo sempre em vista um estudo de história social que permita conhecer, para o século XVII, o clero das catedrais”. [bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em