GONÇALVES, V. DOS S. (1971) O CASTRO DA ROTURA E O VASO CAMPANIFORME. SETÚBAL: JUNTA DISTRITAL DE SETÚBAL. DE 25X17 CM. COM 271, [4] PÁGS. ILUST. B.
«O Castro da Rotura e o Vaso Campaniforme», de Victor dos Santos Gonçalves, é a publicação da sua dissertação de licenciatura em Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, centrada na ocupação humana no Castro da Rotura, nos arredores de Setúbal, desde o Neolítico antigo (antes de 5 000 a.C.) até cerca de 3 500 a.C.
A obra analisa detalhadamente os materiais arqueológicos, com especial ênfase nas cerâmicas campaniformes, estabelecendo paralelos e possíveis contactos com povos contemporâneos da Europa, do Mediterrâneo e do Norte de África. Gonçalves define fases de ocupação do povoado através de escavações sistemáticas, discute a origem e difusão do fenómeno campaniforme na Península Ibérica e Europa, e aborda a questão da evolução ou substituição dos habitantes locais.
Apoiado em extensa bibliografia e comparações culturais, o estudo enquadra o Castro da Rotura num contexto mais amplo da Pré-história, num período marcado pelos primeiros ensaios de metalurgia e por intercâmbios culturais regionais e continentais, sendo enriquecido por centenas de ilustrações, sobretudo reproduções fotográficas, apresentadas em folhas à parte, que documentam os achados e a sua contextualização.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..