O COLÉGIO DAS ARTES

74,20€

O COLÉGIO DAS ARTES

74,20€
BRANDÃO, MÁRIO (1924-1933) O COLÉGIO DAS ARTES. I. 1547-1555 [E II. 1555-1580]. COIMBRA: IMPRENSA DA UNIVERSIDADE. 2 VOLS. DE 22X14 CM. COM XI, [1], 505 & 419, CCCLXVIII, [1] PÁGS. E.
Trabalho fundamental e de grande amplitude sobre a história do Colégio das Artes, prestigiada instituição de ensino das humanidades criada pelo Rei D. João III com o objetivo de preparar os futuros estudantes universitários nas artes liberais.
O 1.º vol. abrange o período de 1547-1555 e foi publicado no ano de 1924, reproduzindo a dissertação de Licenciatura apresenta pelo autor à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; nela faz a “reconstrução da vida dum Colégio que, embora materialmente independente da Universidade, a ela está prêso por tão fortes vínculos que averiguar a sua história é, na verdade, escrever um dos capítulos, e não dos menos curiosos, nem dos menos importantes, da gloriosa Universidade de Coimbra”. O 2.º vol. publicado cerca de uma década depois do primeiro, cobre o período de 1555-1580, ou seja, desde a entrega do Colégio das Artes aos Jesuítas até à morte do Cardeal rei. Estudo de grande relevância para se perceber a ‘influência’ crescente da Ordem de Inácio de Loyola na sociedade e corte portuguesa seiscentista, especialmente na área do ensino.
Trabalho amplamente estribado em numerosa documentação contemporânea, em grande parte inteiramente inédita. Cremos que ambos os volumes tirão tido uma tiragem restrita.
Encadernações uniformes, meias de pele com cantos, decoradas na lombada com nervos, rótulos e ferros gravados manualmente a ouro; aparados em todos os cortes e com as capas preservadas. [miolo amarelecido e capas com muita acidez e escurecidas; folhas de guarda também com acidez]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em