O CONCÍLIO DE TRENTO EM PORTUGAL E NAS SUAS CONQUISTAS

11,00€

O CONCÍLIO DE TRENTO EM PORTUGAL E NAS SUAS CONQUISTAS

11,00€
1

O CONCÍLIO DE TRENTO EM PORTUGAL E NAS SUAS CONQUISTAS: OLHARES NOVOS. COORDENAÇÃO DE ANTÓNIO CAMÕES GOUVEIA, ET AL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA, 2014. DE 24X17 CM. COM 215 PÁGS. B.

Tendo por tema geral “O Concílio de Trento (1545-1563)”, os estudos apresentados no volume agregam-se em duas linhas de fundo. A primeira, visa conseguir pontos de situação historiográficos que consintam aprofundamentos futuros, seguros e críticos. A segunda, fazendo convergir sobre cada tópico novos olhares e aproximações de tratamentos documentais, dá conta das temáticas em aberto e das implicações do Concílio na vida cultural, religiosa e política moderna.

Índice dos estudos: «A recepção e a aplicação do Concílio de Trento em Portugal: novos problemas, novas perspectivas» de José Pedro Paiva; «A recepção do Concílio de Trento em Portugal», de Amélia Polónia; «A reforma católica na diocese de Viseu (1552-1639» de João Rocha Nunes; «O Concílio de Trento e a sua recepção pelos cabidos das catedrais», de Hugo Ribeiro da Silva; «Impactos do Concílio de Trento na arte portuguesa entre o Maneirismo e o Barroco (1563-1750)», de Vítor Serrão; «Quando chegou Trento ao Brasil?», de Bruno Feitler; «Trento e o clero nas Ilhas Atlânticas», de Susana Costa.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em