O CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA

18,02€

O CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA

18,02€
1
FERREIRA, GODOFREDO (1962) O CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DA CONVALESCENÇA. LISBOA: [S.N.]. DE 24X16 CM. COM 97 PÁGS., [3] FLS. ILUST. B.
“Na sua marcha de extermínio de tudo em que Lisboa é antigo, o camartelo demolidor atingiu ultimamente o edifício da igreja do antigo convento de Santo António da Convalescença, à Cruz da Pedra e deitou-o por terra (…) e o convento de que era parte assinalavam a piedade e a fé cristã daqueles Matas correios-mores, que durante quase dois séculos tiveram a administração dos serviços postais de Portugal; foi justamente esta circunstância que nos despertou a curiosidade de investigar a vida do pequeno cenóbio, situada à beira da estrada de Benfica. Por infelicidade, as crónicas franciscanas, são quase todas mudas a tal respeito. (…) Vasculhando, porém, aqui e além, conseguimos reunir algumas notas dispersas, que vamos ordenar, com o intuito de desempenharmos nós o ofício de cronista do velho Convento…”
O Convento de Santo António da Convalescença, fundado em 1642 por D. João IV em Lisboa, destinava-se a acolher nobres doentes em fase de convalescença. Ligado à Ordem de Santo António e ao padroado dos Correios-mores do Reino, reflectia a preocupação, após a Restauração, com a saúde e assistência espiritual das elites. Desempenhou funções religiosas, sociais e administrativas até ao século XIX, sendo um espaço singular na rede assistencial e postal do Portugal moderno.
Edição de apenas 250 exemplares, ilustrada à parte com reprodução de gravuras e desenhos antigos [lombada escurecida]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em