SOUZA, THOMAZ OSCAR MARCONDES DE (1944) O DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA E A SUPOSTA PRIORIDADE DOS PORTUGUESES: DE ACORDO COM A HISTÓRIA E A CARTOGRAFIA AMERICANA VETUSTISSIMA. PREF. J. CAPISTRANO DE ABREU. 2A ED. CORR. E AMPLIADA. DE 21X14 CM. COM 245, [2] PÁGS., [1] FLS. ILUST.: MAPAS. E.
«(…) O autor, em vez de a entrar diretamente no assunto da sua tese, prefere antes estudar resumidamente a geografia e as viagens na Antiguidade e na Idade Média, a realização do périplo africano pelos portugueses e a cartografia no século XV, habilitando, assim, o leitor a melhor apreciar o estudo que faz sobre a pretensa prioridade dos portugueses no descobrimento do Novo Mundo. Enumera, ainda, muito claramente, as tentativas infrutíferas dos Ilhéus portugueses, notadamente dos açorianos, em procurar as ilhas imaginárias do Atlântico e depois passa a estudar minuciosamente a pseudo descoberta da Terra Nova por João Vaz Corte-Real, anteriormente à viagem de Colombo ao Novo Mundo em 1492.
É, em suma, um trabalho amplo onde o autor alia a cronologia, a um estudo sobre a cartografia americana vetustíssima. Não quis o autor deixar escapar o ensaio de estudar as principais controvérsias sobre o Descobrimento do Brasil, proporcionando ao leitor o conhecimento do resultado da análise de vários documentos. Mas, o que o livro tem de mais sensacional, é a revelação de uma fraude praticada no mapa delineado por André Bianco, em 1448, com o escopo premeditado de levar os incautos a identificar a ixola otinticha desse portulano, com terras do Brasil, capítulo todo documentado e acrescido da reprodução em fac-símile da legenda que foi adulterada.»
Encadernação meia de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada; corte da cabeça carminado e com as capas preservadas. [miolo amarelecido e com pontual acidez]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..