O Estado Actual da Causa Monarchica

45,00€

O Estado Actual da Causa Monarchica

45,00€
DIAS, Carlos Malheiro (1912) O Estado Actual da Causa Monarchica. [S.l]: C. M. Dias, 1912 (Lisboa: -- Tip. José Bastos). De 25x17 cm. Com 321, [3] págs. E.

“A idéa monarchica ainda vive. Porque vive? Como Vive? Para que vive? Eis o que se procura analysar”.

Muito invulgar e estimada publicação, dada à estampa em 20 fascículos, impressos durante o ano de 1912, ano marcante no que se refere à luta encarniçada pela reimplantação da monarquia em Portugal, nomeadamente, com as «Incursões Monárquicas» levadas a cabo no norte de Portugal e comandadas por Paiva Couceiro.

Índices dos capítulos: Primeira parte - «A Aventura Politico-Guerreira da Galliza: I – O exilado de St. Jean de Luz; II – A entrevista da rua Mazarin; III – O Terraço do Casino de Bellevue; IV – A narrativa do Paladino; V – A Esphinge volta a falar; VI – A Segunda incursão Monarchica; Documentos para a Historia da Conspiração da Galliza.» Segunda Parte:« A Causa Monarchica encarada sob o ponto de vista interno: I -Os iquíssim; II – A Imprensa; III – A Sociedade Portugueza; IV – A Consolidação da Republica; V – A Colligação Monarchica; VI – Enigma que se esclarece». Terceira Parte: «A Causa Monarchica encarada sob o ponto de vista externo: I – A Hespanha monarchica defende-se; II – A Inglaterra aliada contemporisa; III – A Allemanha cúpida impacienta-se; IV – A Ovelha e os Lobos; V – O Conflicto entre as idéas monarchica e republicana na peninsular; V- A Revolução ou a Guerra».

Fascículos revestidos de sólida encadernação meia inglesa em pele, decorada na lombada com títulos e ferros gravados a ouro; levemente aparado e sem as capas em papel padronizadas que acompanhavam os fascículos.

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em