O PATRIMÓNIO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA NOS SÉCULOS XIV E XV

37,10€

O PATRIMÓNIO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA NOS SÉCULOS XIV E XV

37,10€
1
GONÇALVES, IRIA (1989) O PATRIMÓNIO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA NOS SÉCULOS XIV E XV. LISBOA: UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. DE 21X14 CM. COM 612 PÁGS. B.
O título reproduz no essencial a Dissertação de Doutoramento em História apresentada pela autora à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no ano de 1984.
Estudo essencial para compreender o impacto do mosteiro na organização do território e da economia rural medieval portuguesa. Na primeira parte, descreve a expansão territorial e a diversidade das suas propriedades. Na segunda, foca-se na forma como os bens eram administrados, revelando o poder económico do mosteiro e a sua relação com a Coroa e a Nobreza.
“(…) Na nossa Idade Média, o mosteiro de Alcobaça é terreno de eleição. Não único, mas dos melhores. Porque foi uma Casa muito importante, com imenso património, bem explorado e administrado; porque nos deixou um espólio documental muito rico, não só em quantidade, como na qualidade de muitas das suas espécies. É certo que já foi objecto de vários estudos. Mas até os mais válidos, ou foram realizados por pessoas sem participação histórica e pecam por isso, ou que, muito embora tendo-a, conservam muitas lacunas. (…) Os assuntos que me proponho abordar ao longo deste trabalho não o foram ainda com a profundidade que a documentação permite. Limitou-se o meu estudo aos séculos XIV e XV. Foi aquele primeiro centénio um período de grandes mutações económicas, políticas, sociais, culturais, que têm suscitado o interesse de um sem número de investigadores por todo o Ocidente europeu”. Da «Introdução»

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em